Passeios de graça

Olá, tudo bem? O post de hoje é sobre atrativos do Rio de Janeiro que o morador da cidade ou turista que veio a passeio podem fazer de graça. Indicarei alguns lugares para conhecer, curtir e apreciar  com a família e fazer um tour pela Cidade Maravilhosa gastando muito pouco.

1) Pista Cláudio Coutinho:
Eu já havia falado sobre a pista no post da Urca, link a seguir, confira: 
Fica dentro de uma área militar e é bastante segura caminhar por lá. E tem uma ótima vista para o mar e o Bondinho do Pão de Açúcar fazendo o percurso no teleférico. Ainda pode fazer a Trilha do Morro da Urca, que leva em torno de 30 a 40 minutos, dependendo do passo de cada um. Eu já fiz a trilha duas vezes,é desgastante, mas vale a pena fazer e contemplar a vista para o bairro da Urca. 



A pista que leva o nome do ex treinador da seleção brasileira e do flamengo Cláudio Coutinho. E ao fundo o Bondinho fazendo o seu percurso.

Em caso opte em subir a trilha, para se chegar no Morro da Urca é feito por dentro da Mata Atlântica e é importante algumas observações; nunca arranque as plantas da natureza e não alimente os animais, principalmente os saguis que andam por toda a mata.


É muito comum encontrar saguis durante a trilha do Morro da Urca que é por dentro da Mata Atlântica. É importante ressaltar de NÃO alimentar os animais, principalmente os saguis. Devem procurar o alimento em seu próprio habitat natural.

👉 O lugar possui algumas regras básicas de bom uso, são elas:
1) Caminhe em pequenos grupos, cinco pessoas é um bom número.
2) O Uso de atalhos danifica a vegetação. Use apenas trilha planejada.
3) Animais, plantas e pedras fazem parte deste ambiente. Deixe que completem sua função natural.
4) Use roupas resistentes e confortáveis. Nos pés prefira calçados fechados e leve água para beber.
5) Atenção redobrada em trechos íngremes (inclinados) e escorregadios.
6) Cuidado com o fogo. Evite fumar, mas se não conseguir parar de fumar, os cigarros deve sem bem apagados. Fogueiras e velas são proibidas.
7) Recolha o lixo reproduzido. Traga-o de volta e deposite-o nas lixeiras. Ajude a preservar o meio ambiente.
A trilha que leva ao primeiro morro, possui 900 metros de altura, sendo que quando chega a 540 metros tem uma vista linda para o bairro onde fica localizado a subida. 



A placa de sinalização indicando que chegou a 540 metros e  a seta indicando para onde  continuar a trilha até o primeiro morro da urca.



















 A linda vista para o bairro da Urca a 540 metros de altura. Apesar de ser cansativo, a trilha tem uma vista maravilhosa e de um ângulo diferente para o bairro.






Para ir à Pista Cláudio Coutinho fica no lado esquerdo da Praia Vermelha.

2) Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBBRJ foi inaugurado como sede da Associação Comercial da cidade, no ano de 1906, e sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Já na década de 1920, o prédio passou a pertencer o Banco do Brasil, que o reformou para a abertura de sua sede.
No dia 12 de outubro de 1989, foi inaugurado como centro cultural e rapidamente se transformou em um dos centros mais visitados e importantes do País. Está na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016 da publicação inglesa The Art Newspaper.


Essa foto foi tirada no mês de agosto, na época das olimpíadas Rio 2016, com a exposição "O Triunfo da Cor". Foi justamente com essa exposição, que o centro cultural recebeu o maior número de visitantes.









A rotunda do CCBBRJ
A seguir o link com o Programa Educativo:

No post "Rio Walking Tour" eu falo mais sobre o Centro Cultural do Banco do Brasil, link a seguir:
O CCBBRJ fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio. Horário de funcionamento: de quarta a segunda, (fecha as terças), das 9h às 21h.

3) Igreja dos Capuchinhos
A Igreja dos Capuchinhos foi trazida do Morro do Castelo, e edificada em 1567 e reconstruída por Salvador de Sá em 1583. Atualmente a igreja fica na Rua Haddock Lobo, 266, Largo da Segunda-Feira, Tijuca. Possui os restos mortais do fundador do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, morto em 1567.





Essa foto foi tirada no dia 20 de janeiro, padroeiro da cidade. Durante todo o dia tem missa em homenagem a São Sebastião. E no final da tarde, a imagem segue em procissão para a Catedral Metropolitana  do Rio de Janeiro.
















No interior da igreja durante a missa para os fiéis.










No post  de "São Sebastião", você pode conferir mais sobre a história. Acesse o link a seguir:

4) Parque Lage
O Parque Lage possui uma exuberante natureza com árvores e palmeiras, um lugar ideal para passear  e fazer piquenique com a família aos pés da base Corcovado. Possui um jardim francês construído pelo paisagista John Tindale na segunda metade do século XIX.








Jardim francês em frente ao palacete e com sua densa vegetação. No Parque Lage, possui 52 hectares de vegetação.











No interior do palacete a piscina com a vista para o Corcovado. Ainda conta com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. No link a seguir sobre a escola: 


Nesse dia, estava nublado e não deu para ver a estátua do Cristo Redentor no topo da base.









A seguir o post sobre o "Parque Lage". Confira!!
O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Aberto diariamente das 8h às 17h. 

5) Lagoa 
Após fazer o passeio no Parque Lage e se quiser dar uma esticada até a Lagoa, é só atravessar a Rua Jardim Botânico e entrar em uma das ruas transversais do bairro Jardim Botânico e vai sair direto na Lagoa Rodrigo de Freitas.







O nome do entorno se chama Lagoa Rodrigo de Freitas e possui 7,8 Km de calçadão e é ótimo para a prática  de exercícios ao ar livre e passeios. 













No ano de 1996 foi inaugurada a árvore de natal da Lagoa e por 19 anos a Bradesco Seguros que sempre patrocinou o evento e por causa da crise que houve no estado do Rio de Janeiro não tem como arcar com os custos.
No blog o post sobre o bairro da "Lagoa". Acesse o link a seguir:

6) Paço Imperial
Foi construído em 1743 para ser sede e residência do Governador do Rio e o prédio abrigou a Real Casa da Moeda. A sua arquitetura é no estilo colonial. 
Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, tornou-se o prédio em palácio real, após a declaração da independência em 1822, o Paço Imperial. Por um tempo a família real utilizou como residência, mas isso não durou muito e se mudaram para a Quinta da Boa Vista, que se tornou residência oficial até 1889. O Paço Imperial ficou sendo utilizado apenas para festas, cerimônias e recepções oficiais.



Parte lateral do Paço Imperial.














Dois fatos importantes aconteceram no Paço Imperial; foi o Dia do Fico: nome dado ao evento no dia 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Regente declarou à multidão reunida na rua na intenção de permanecer Brasil. E a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888, abolindo a escravidão.

O post "Rio Walking Tour" tem mais sobre o Paço Imperial. Confira!! No link a seguir:
https://riodejaneirocitytour.blogspot.com.br/2016/12/rio-walking-tour.html

7) Praia de Copacabana
A praia mais famosa da cidade e também conhecida com Princesinha do Mar, de fama internacional. Os visitantes do Brasil e principalmente os estrangeiros vem ao Rio de Janeiro para conhecer o local e fazer a caminhada matinal ou simplesmente tomar banho de sol e mar e podendo ir até o post 6, que fica perto da Praça Eugênio Franco tirar foto com a estátua de bronze do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.


A Praia de Copacabana em dia ensolarado, próximo do posto 2 de salva vidas.



A estátua em bronze do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade no posto 6 da Praia de Copacabana, perto da Praça Eugênio Franco.

No dia 31 de dezembro sempre tem a tradicional queima de fogos, conhecida como Réveillon da Praia de Copacabana. As balsas ficam em alto mar, onde os fogos de artifícios são disparados e o show pirotécnico acontece em frente ao famoso Hotel Copacabana Palace. Mas o espetáculo pode ser assistido de toda a praia. E nessa época do ano já vai estar na estação mais aguardada do ano, o verão.






Queima de fogos da Praia de Copacabana.








No blog o post "Copacabana" no link a seguir. Acesse:
O post sobre o maior espetáculo ao céu aberto, o "Réveillon". Confira!!

Espero que tenham gostado do post sobre alguns passeios que podem ser feitos de graça na cidade. Até o próximo post.

Comentários

Posts mais acessados