Museu de Arte do Rio - Mar

Após sair do Museu do Amanhã fui caminhando até o Museu de Arte do Rio, que é mais conhecido como Mar, pois os museus são muitos próximos que fica localizado na Praça Mauá - Centro do Rio de Janeiro.


Eu nunca tinha ido no prédio e aproveitei a minha passagem pela Praça Mauá e ver a exposição O Rio do Samba: resistência e reivenção, no museu. Gostei muito e recomendo as pessoas irem lá curtir. Começou no dia 28 de abril de e vai até o dia 10 de março de 2019.


A maquete fica no chão do pátio do museu no lado esquerdo da bilheteria. Conta com vários dizeres e tem lugar para se sentar. Não é permitido atravessar essa corrente de ferro.


O painel na parede com a Geografia do Samba do Rio de Janeiro fica próximo da maquete da foto anterior.


Na foto acima, a bilheteria para a compra do ingresso. O local possui guarda volume caso o visitante leve bolsa grande,  mochila ou sacola. O ideal é ir com bolsa pequena para o museu.


Antes de ir para o andar da exposição O Rio de Samba: resistência e reivenção, fui direto para a cobertura que fica no sexto andar do edifício. Na foto, o visitante pode apreciar a visão toda para a Praça Mauá, parte do Museu do Amanhã e mais ao fundo a Ponte Rio - Niterói, que liga a Cidade do Rio de Janeiro a Niterói e Região dos Lagos. A paisagem é muito linda e a pessoa que estiver no espaço aberto da cobertura do museu vai ter uma ideia de como é a Praça Mauá visto de cima. Eu, particularmente adorei!!!!


Esse prédio da foto acima também faz parte do Mar.


Na cobertura do Mar possui vários ângulos para ver a paisagem de cima da Praça Mauá. O prédio espelhado ao fundo é o Edifício Rio Branco 1, que também é conhecido como RB1 e Centro Empresarial Internacional Rio e o prédio mais a frente é o Edifício Joseph Gire, conhecido como A Noite e foi construído na década de 1920.


Com o ingresso em mãos, será necessário encostar o código de barra na catraca e quando a luz ficar verde é para passar na roleta. É nesse corredor que o turista se encaminha para a sala de exposição.


Logo depois de apreciar a linda paisagem da cobertura do museu, fui ver a exposição O Rio do Samba - Resistência  e Reinvenção no quinto andar do prédio e vai ter duração de 1 ano. Conta a história do samba carioca desde o século XIX até os dias atuais e tem obras de vários artistas, fotografias e algumas peças originais de Carmem Miranda e reuniu cerca de 800 itens que estão expostos no museu.


Essa roupa foi da Beatriz Moreira Costa (1931-2017) mais conhecida como Mãe Beata do Iemanjá e de grande relevância para o Candomblé no Rio de Janeiro. Ela atuou como escritora, atriz, artesã e como liderança religiosa e social defendendo dentro e fora do seu terreiro. Mãe Beata do Iemanjá recebeu uma uma homenagem póstuma por sua luta política e religiosa na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.


Nesse outro ângulo dá para ver melhor a roupa, possui outras obras de arte perto dali e as pessoas curtindo. É importante ressaltar que NÃO é permitido sentar ou colocar os pés onde fica o apoio da roupa da Mãe Beata de Iemanjá.


A peça Rota do Tabaco II, 2016 é de Dalton Paula. As cerâmicas ficam no chão e como havia dito na foto anterior, NÃO é permitido sentar, colocar os pés e mãos no apoio das peças.


A Túnica foi feita por Heitor dos Prazeres - 1963, no tecido Rhodosó. A peça fica dentro de uma caixa de vidro.


Essas fantasias de Mestre Sala e Porta Bandeira são da G.R.E.S Unidos de Vilas Isabel e foram utilizados no carnaval do ano de 1988.


Já no quarto andar do museu, conta com uma outra exposição.


Nesse andar tem cinco tambores que ficam pendurados na sala toda, e é permitido tocar no instrumento musical.


Nos outros andares também possui exposições que podem ser vista pelo visitante.


Essa peça fica exposto no centro do pátio do museu.

O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5, Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Museu do Amanhã. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada) e as terças a entrada é gratuita para o público. O pagamento pode ser feito em dinheiro e cartão com as bandeiras Visa e Mastercard e tem a opção  de comprar o ingresso pelo próprio site do museu no link a seguir:

Bom, o post com no Museu de Arte do Rio - Mar fica por aqui. Adorei fazer o passeio pelo Centro do Rio de Janeiro.

👉Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/riodejaneirocitytour/

Comentários

Posts mais acessados