Urca

O post é sobre um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro, a Urca. Um bairro notável por sua beleza natural, história e patrimônio arquitetônico, o lugar é um oásis de paz no meio da vibrante e fervescente cidade. É muito agradável passear pela suas ruas, pela pequena Praia da Urca e junto à  amurada, até o Bar da Urca, próximo à Fortaleza de São João, onde as pessoas se sentam para beber e comer, olhando o vai e vem dos barcos na Baía de Guanabara. O Pão de Açúcar, com o seu bondinho, é a principal atração da área é uma parada obrigatória para qualquer visitante do Rio de Janeiro.

Um pouco de história
Existem algumas histórias sobre a origem do nome do bairro. uma das mais criativas se refere à semelhança da forma do Morro da Urca com a dos barcos flamengos, chamados urcas, que frequentavam a Baía de Guanabara.
A construção do bairro data dos anos de 1920 e, por isso, existem exemplares de diversos estilos, sobretudo Art Déco e Eclético de tendência Neocolonial.
A área se destaca no Rio de Janeiro como uma pérola arquitetônica.

Vitrine Arquitetônica
O bairro da Urca é uma vitrine de estilos arquitetônicos. Na Rua Urbano Santos, número 26, temos um belo exemplar de residência Art Déco, assim como, na Praia da Urca, o antigo Cassino segue o mesmo estilo. Na Rua Otávio Correia, número 75 e 85, e na Rua Urbano Santos, número 17, existem modelos de Chalé.
A área também possui casas modernistas, prédios de três e quatros andares do anos 60 e 70, além de prédios residencias mais recentes. No bairro, ainda existem grandes prédios do início do século XX em estilo Eclético, como os que abrigam o Instituto Benjamin Constant e a Companhia de Recursos Minerais, ambos na Avenida Pasteur 350 e 404, respectivamente. O prédio mais notável é o da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Avenida Pasteur 250, em estilo Neoclássico, que foi um dos primeiro da região e que, originalmente, abrigou o Hospício D. Pedro II (1852).

As atrações do bairro da Urca

Trilha do Morro da Urca
Trilha e caminhada inclinado ao topo Morro da Urca, levando ao mirante e primeiro estágio do Bondinho  e Pão de Açúcar.
É possível chegar ao topo do Morro da Urca, primeira parada  do Bondinho que leva ao topo do Pão de Açúcar caminhando à pé. Para isto, é preciso subir uma trilha bastante inclinada, em sua maior parte quase que "escada" acidentadas de terra ou pedras.


Início da Trilha do Morro da Urca. São 900 metros de altura.



                           Aqui quando chega a 540 metros na Trilha do Morro da Urca. E possui uma vista                                                                                  linda para a Urca.





Vista para o bairro da Urca na Trilha a 540 metros.

O tempo para se chegar ao topo, para quem está em forma de 30 à 40 minutos, dependendo do passo de cada um. Para quem está em forma, vale a pena fazer a caminhada, sendo  mais das turísticas do Rio de Janeiro para quem quer um pouco de aventura.

Como chegar na Trilha do Morro da Urca
A trilha tem início à partir de um ponto da Pista Cláudio Coutinho, que tem sua entrada do lado esquerdo de quem olha para o mar ao chegar na Praia Vermelha, no bairro da Urca. A pista Cláudio Coutinho é um caminho pavimento que segue em torno do Morro da Urca e Pão de Açúcar.
A trilha do Morro da Urca fica situado na Praia Vermelha sem número, lado esquerdo.

A seguir as recomendações oficiais para fazer a Trilha do Morro da Urca:
1) Caminhe em pequenos grupos, cinco pessoas é um bom número.
2) O Uso de atalhos danifica a vegetação. Use apenas trilha planejada.
3) Animais, plantas e pedras fazem parte deste ambiente. Deixe que completem sua função natural.
4) Use roupas resistentes e confortáveis. Nos pés prefira calçados fechados e leve água para beber.
5) Atenção redobrada em trechos íngremes (inclinados) e escorregadios.
6) Cuidado com o fogo. Evite fumar, mas se não conseguir parar de fumar, os cigarros deve sem bem apagados. Fogueiras e velas são proibidas.
7) Recolha o lixo reproduzido. Traga-o de volta e deposite-o nas lixeiras. Ajude a preservar o meio ambiente.

Pista Cláudio Coutinho
Devido à sua localização dentro da área militar, esta caminhada é muito segura.
Trata-se de um local para a caminhada dentro de uma reserva natural e ecológica, chamada Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e da Urca.
A flora ou vegetação do local é Mata Atlântica, mas ao que parece em recuperação pelo menos nos trechos próximos ao caminho, pois não chega a ser tão grandiosa como a da Floresta da Tijuca, cuja a densidade e quantidade de árvores de maior porte é bem maior. Entretanto, de um modo geral as matas, as árvores e vegetação em geral são muito bonitas e formam um belo espetáculo.



Pista Cláudio Coutinho em homenagem ao ex-treinador da seleção brasileira de futebol de 1978, ex-treinador do Flamengo.


Quanto aos animais e pássaros, as placas existentes no local, mostram uma certa variedade dos animais do ecossistema. Entretanto, durante a caminhada, o que vimos ocasionalmente com mais frequência foram os pequenos micos e saguis e pássaros vermelhos chamado tiê-sangue, assim como gavião. Em fins de semana e feriados o movimento é maior, e o barulho de conversa assusta os animais.


 O Tiê-Sangue é símbolo da Mata Atlântica. O dia da ave é dia cinco de outubro. (Foto: Instagram: https://www.instagram.com/bondinho_oficial/)




O sagui é muito comum na Trilha do Morro da Urca

Em um canto da Praia Vermelha, aos pés do Morro da Urca, encontra-se uma das mais agradáveis caminhadas do Rio de Janeiro. A pista homenageia Cláudio Coutinho, ex-treinador da seleção brasileira de futebol de 1978 e ex-treinador do Flamengo, mas também é conhecida com Estrada do Costão ou "Caminho do Bem-Te-Vi". A trilha contorna a base  dos Morros da Urca e do Pão de Açúcar e tem 2.500 metros, ida e volta. Passando muito perto do mar, está área verde é habitada por atrevidos macacos-pregos (capuchinhos).


Cláudio Coutinho ex-treinador da seleção brasileira de 1978 e ex-treinador do Flamengo. (Foto: Google Imagem)

A Pista Cláudio Coutinho fica situado na Praia Vermelha (lado esquerdo). Aberto diariamente. Horário de funcionamento: 6h às 18h.


Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados
Este monumento Art Déco em Granito e bronze é um tributo aos soldados e a todos os que morreram na guerra do Brasil com o Paraguai.
O Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados fica situado na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha.


Praça General Tibúrcio onde fica situado o Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados. 

Praia Vermelha
A Praia Vermelha vem sendo ocupada desde o século 18, quando foi erguido um forte para fazer parte das defesas da cidade do Rio de Janeiro.
Em 1860, foi construído à frente da praia, na Praça General Tibúrcio um prédio, já demolido que foi sede da Escola Militar, prédio que este formava um "paredão" que praticamente isolava a praia ou a tornava restrita.
No ano de 1908, o local sediou os eventos da Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas. Durante este evento, a Escola Militar foi utilizada como Pavilhão das Indústrias.
Em 1935, o prédio da antiga Escola Militar era ocupada pelo Terceiro Regimento de Infantaria. Neste mesmo ano ocorreu um movimento rebelde chamado Intentona Comunista, e o prédio foi bombardeado durante o desenrolar do episódio. Após este episódio o prédio foi demolido.
Entre as construções importantes que se destacam no local, está o IME ou Instituto Militar de Engenharia, uma das mais importante e renomadas Escolas de Engenharia do Brasil.
A Faculdade de Medicina da antiga Universidade do Brasil também já teve sua sede na Praia Vermelha e foi posteriormente demolida. A Escola Superior de Guerra, também fica no bairro da Urca, encostada na Praia Vermelha.


Praia Vermelha com o Pão de Açúcar ao fundo.


Praia Vermelha na parte do costão.

Pão de Açúcar
Erguendo-se entre o Morro da Urca  e o Morro da Urca, o Pão de Açúcar está no coração da história do Rio de Janeiro. Foi aqui que Estácio de Sá  desembarcou em Primeiro de Março de 1565 e onde construiu o núcleo original da cidade. Situado na entrada da Baía de Guanabara, este enorme bloco de pedra, de 395 metros de altura, é um símbolo do Rio de janeiro, reconhecido mundialmente. 
Em 1908, o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos teve a ideia visionária de um percurso aéreo até o topo do Pão de Açúcar. O audacioso projeto, usando equipamento alemão e mão-de-obra brasileira e portuguesa era, quando foi inaugurado em 1912, o primeiro teleférico do Brasil, e apenas o terceiro do mundo. Os passageiros subia em bondes de madeira com janelas com cortinas, como se pode ver numa exposição na estação do teleférico. Renovado em 1972, o bondinho participou do filme 007 Contra o Foguete da Morte (1979), em que James Bond luta, desafiando a morte, no teto do bondinho.


O engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Gomes que foi idealizador e de implantação do projeto. A estátua fica situado no Morro do Pão de Açúcar.



O primeiro teleférico da Cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e terceiro no mundo. O Camarote Carril como é conhecido, foi feito em madeira e cabe dezessete pessoas dentro do bonde, e ficou em funcionamento por sessenta anos.  O bondinho fica exposto na Praça dos Bondes no Morro da Urca.

O trajeto até o topo do Pão de Açúcar é feito em dois estágios e é muito bonito e rápido - cada estágio dura apena três minutos. Do bondinho, à direita, você verá a Praça General Tibúrcio e a Praia Vermelha, onde um busto de Chopin contempla o oceano.
No primeiro trecho, até o Morro da Urca, que está a 224 metros de altura, são percorrido 575 metros. Do alto do morro se tem uma vista linda  panorâmica, uma amostra do espetáculo a ser desfrutado no topo do Morro da Urca.
O segundo trecho leva ao topo do Morro da Urca do Pão de Açúcar. Este ponto proporciona uma vista sensacional que abrange o Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor, o emaranhado de edifícios de Botafogo e do Flamengo e a orla de suas praias, pontilhada de barquinhos. Para leste, você pode ver as praias de Copacabana, e Ipanema e o oceano. Para o outro lado, o Centro da cidade e, ainda mais adiante, a Ponte Rio-Niterói, cortando a Baía de Guanabara, a cidade de Niterói e as suas praias oceânicas. É lindo apreciar esta vista ao entardecer.

O Pão de Açúcar possui restaurantes e lojas. A seguir a lista.
Restaurantes:
Morro da Urca
Bar Abençoado: As sugestões de cardápio traz uma nova versão de escondidinho, no qual o creme de aipim foi substituído por uma mistura de inhame com mandioquinha, além de drinks variados.
Telefone: 2275-8925
Rei do Mate: A lanchonete com excelência em franchising está no Morro da Urca com lanches deliciosos. Entre eles a combinação de pão de queijo e mate.
Telefone: 2244-5516
República da Fruta: Com variada opções de frutas e sorvetes, acompanhamentos e coberturas, sua salada de fruta pode ser feita do seu jeito.
Telefone: 2530-8273
Pão de Açúcar:
Pão de Açúcar Gourmet: Salgados, sucos, cafés, lanches rápidos.
Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 21h.
Telefone: 2295-0613

Lojas:
Praia Vermelha
Pão de Açúcar Shops: Artigos tipicamente brasileiros, de diferentes regiões, feitos com material ecológico.
Telefone: 3873-4236

Morro da Urca
Helishight / Helisul: Vôos panorâmicos de helicóptero, que saem do heliporto do Morro da Urca. A Helishight, operando desde de 1970 no Brasil, aceita reserva pelo telefone.
Telefone: 2542-7935



No Morro da Urca conta uma empresa de heliporto que faz voo panorâmico, e possui vários roteiros e valores. O serviço não está incluso no ingresso do Bondinho Pão de Açúcar.


Heliporto no Morro da Urca

Rio Photo Show: Leve sua imagem digitalizada e escolha o cenário: fotomontagem com o bondinho, calçada de Copacabana, carnaval, etc.
Telefone: 3873-4238
H.Stern: Com reconhecimento internacional, a linha de jóias H. Stern tem design diferenciado.
Telefone: 2244-5545
Havaianas Morro da Urca: Sandálias Havaianas com garantia de conforto e designs variados. 
Telefones: 2244-5673 / 2543-9206


Loja Havaianas Morro da Urca

Pão de Açúcar
Amsterdam Sauer: A linha de jóias Amsterdam Sauer tem design premiado.
Telefone: 3873-4243

Preços e Horários
Adultos: R$76,00
Crianças menores de 6 anos - Grátis
Crianças de 6 até 12 anos - R$ 38,00*
Jovens de 13 a 21 anos - R$ 38,00*  (mediante a documento de identidade)
*Desconto não cumulativo.
(Os bilhetes vendidos na bilheteria do Bondinho, na Praia Vermelha, só valem para o dia da compra. Venda para outros dias, somente pela internet. Não há devolução do dinheiro pela desistência do passeio, somente por parada técnica).

O turista também tem a opção de comprar o bilhete do bondinho através do site https://www.guicheweb.com.br/bondinho/. E contém todas as informações gerais.

Regras para o acesso ao Morro da Urca e Pão de Açúcar através das trilhas.
Trecho Morro da Urca - Praia Vermelha: R$ 20,00 e (inteira) R$ 10,00 (meia)
Trecho Morro da Urca - Praia Vermelha - Morro da Urca R$ 40,00 e (inteira) R$ 20,00 (meia)

Formas de pagamento:
Bilheteria: dinheiro, cartão de débito e crédito.
Horário de funcionamento: 8:30h às 19:30h.
Autoatendimento: cartão de crédito e débito.
O portão de acesso à trilha a partir do alto do Morro da Urca fecha às 18h (19h horário de verão), seguindo o horário de funcionamento do Monumento Natural determinado pela Secretária do Meio Ambiente do Município.

Filiados à  FEMERJ estão isentos do pagamento mediante a apresentação da credencial.

Política de desconto
Conforme a deliberação da empresa, a partir do dia 24 de julho de 2013 fica estabelecida a seguinte política para venda de bilhetes com 50% de desconto.
1) Idosos a partir dos 60 anos:
Apresentação do documento oficial com foto. Lei 10741/03
2)Pessoas com deficiência:
Apresentação de qualquer um dos seguintes documentos documentos: cartão especial Riocard, Cale Social, Passe Federal, CRAS ou laudo médico emitido por órgão público de saúde.
3) Estudantes:
Apresentação dos seguintes documentos:
Rede particular: Carteira de Identificação Estudantil com foto, data de vencimento visível e dentro do prazo de validade.
Rede pública: Riocard escolar e / ou documento impresso que comprove matrícula de estudante em outro estado mais documento oficial com foto, data de vencimento visível e dentro do prazo de validade.
Observação: Para estudante estrangeiros, apresentar carteira de identificação estudantil com foto.
* Inclui: MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-Graduação.
4) Pessoas de 6 a 21 anos: Apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade original com foto ou Passaporte Original com foto.

Horário:
Abertura da bilheteria: 8h
Fechamento da bilheteria: 19:50

A partir do dia 10 de outubro de 2013 os bilhetes de acesso ao Bondinho estarão disponíveis apenas na bilheteria da Praia Vermelha. 
O fechamento do Parque acontece 1 (uma) hora após o encerramento da bilheteria.
Primeira viagem Praia Vermelha / Morro da Urca - 8:10h
Primeira viagem Morro da Urca / Pão de Açúcar - 8:20h
Última viagem Praia Vermelha / Morro da Urca - 20h
Última viagem Morro da Urca / Pão de Açúcar -20:20h 
Última viagem Pão de Açúcar / Morro da Urca - 20: 40h
Última viagem Morro da Urca / Praia Vermelha - 21h
Viagens de 20 em 20 minutos ou quando atingir a capacidade de 65 pessoas.

Duração da viagem:
Praia Vermelha / Morro da Urca: 3 minutos.
Morro da Urca / Pão de Açúcar: 3 minutos.

Velocidade do Bondinho:
Praia Vermelha / Morro da Urca: até 6 m/s (21.6 km)
Morro da Urca / Pão de Açúcar: até 10 m/s (36 km)
*Capacidade do Bondinho: 65 pessoas.
*Altura do Morro da Urca: 220 metros.
*Distância Praia Vermelha / Morro da Urca: 538 metros.
*Altura do Pão de Açúcar: 396 metros.
*Distância Morro da Urca / Pão de Açúcar: 749 metros.

O Complexo Turístico dispõe de plataforma para cadeirantes e banheiros adaptados no Morro da Urca e Pão de Açúcar.

A Cia. Caminho aéreo está com mais uma edição do Carioca Maravilha. O nascido ou morador  do Rio de Janeiro e Grande Rio que visitar o Complexo Turístico terá o desconto de 50% no ingresso (R$38,00 adultos e R$19,00 crianças de 6 a 12 anos). 
O desconto é válido apenas para quem comprar o ingresso na bilheteria da Praia Vermelha. A promoção do Carioca Maravilha não é válido para compra online. Para ter direito ao desconto será concedido mediante a apresentação do RG com foto e comprovante de residência impresso em seu nome (água, luz, telefone, gás). A promoção foi estendida até o dia 20 de dezembro de 2016 e é válida todos os dias da semana.
Mais informações sobre a edição do Carioca Maravilha no link a seguir: http://www.bondinho.com.br/pao-de-acucar-para-os-cariocas/

A Cia. Complexo Turístico fica situado na Avenida Pasteur, 520, Urca.

Espero que tenham curtido o post sobre este charmoso bairro que é a Urca. Até o próximo post!

Fontes: Guia Verde - Michelin Rio de Janeiro

Comentários

Posts mais acessados