Carnaval

Considerado uma das maiores festas do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro é o acontecimento sobre o qual o mundo construiu a imagem da cidade, e, consequentemente do Brasil.
O maior espetáculo do Carnaval na Cidade é, sem dúvida, o desfile das escola de samba no domingo e na segunda-feira no Sambódromo, um local especialmente construído em 1984 para receber este grande evento, com capacidade para 60 mil pessoas. Mas também há o Carnaval de rua, com animadas festas, blocos e bandas, quando multidões seguem dançando por um percurso de rua, sendo as mais conhecidas a Banda de Ipanema, em Ipanema, o Cordão do Bola Preta, no Centro e o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico. Existem também inúmeros bailes de máscaras em clubes e hotéis que contam com a participação de artistas internacionais.

Observação: Como nessa época do Carnaval é verão e faz muito calor no Rio de Janeiro, quando  for curtir bloco de rua use apenas roupas leves e tênis. Levar apenas uma sacola com garrafa de água e um documento com foto e dinheiro. Evite ir de jóias e cuidado com a bolsa. Com em qualquer grande metrópole, e, principalmente grande aglomeração de pessoas pode ocorrer furtos. 

No link tudo sobre a história, fotos, agenda da Banda de Ipanema.
http://bandadeipanema.art.br/site/a-banda/
A seguir o link sobre o Cordão da Bola Preta.
http://www.cordaodabolapreta.com/


Ensaio técnico na rua da Escola de Samba Império da Tijuca. Os ensaios são feitos aos domingos no final da tarde na Rua Conde de Bonfim, principal rua da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Originariamente uma herança do entrudo português, o Carnaval do Rio de Janeiro foi adotado como grande festa popular somente na década de 1920. Em 1928 foi criada a primeira Escola de Samba  no bairro  da Mangueira. Em seguida foram criadas outras escolas de samba em diferentes bairros da cidade: estas escolas eram, no início , associações de vizinhos e amigos para construírem um carro alegórico para desfilar no Carnaval, mas agora  se transformou em uma indústria de milhões de dólares. 
As escolas de samba podem ter entre 3.000 e 5.000 componentes, que participam do desfile e também da produção dos carros alegóricos, das fantasias e dos efeitos especiais que serão utilizados no desfile no Sambódromo.
As 20 maiores escola  pertencem ao Grupo Especial, cujos os desfiles se realizam no domingo e na segunda-feira de Carnaval - as noites mais populares. Enquanto as escolas do Grupo de Acesso desfilam na sexta-feira e no sábado. As escolas entram no Sambódromo pela Avenida Presidente Vargas, na área chamada de Armação, e acabam o desfile na Praça da Apoteose. As Escola de Samba têm exatamente 75 minutos para atravessar 700 metros da antiga Avenida Marquês de Sapucaí.
O desfile é uma competição oficial e o desempenho das escolas  é avaliado por vários júris, resultando na subida ou na descida de categoria. As regras do desfile, o tema do Carnaval e o júri mudam todos os anos.

Sambódromo
Criado por Oscar Niemeyer, o Sambódromo é o lar do Carnaval do Rio de Janeiro e por esta razão é visitado por muito mais pessoas do que qualquer outra de suas obras. Antes de sua abertura em 1984, era só uma rua normal da cidade. Atualmente, seus 700 metros de comprimentos são ladeados por arquibancadas e camarotes.
Nas noites de desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso e também durante os ensaios que precedem o evento principal é um dos lugares mais animados da cidade.
As escolas de samba e seus gigantescos carros alegóricos seguem seu caminho pela avenida, cantando o samba enredo e dançando no ritmo da bateria que os acompanha. Quando os integrantes chegam no fim da avenida, na Praça da Apoteose, os foliões estão cansados, mas com a felicidade de que tenham feito o suficiente para obter a aprovação do júri e o Título de Campeã.


Localizada na Avenida Marquês de Sapucaí, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida com Sambódromo, é uma obra do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, inaugurada em 1984. Foi a partir da construção da Sapucaí, como também é chamada, que os desfiles do carnaval passaram a ser divididos em dois dias. A primeira escola a desfilar pela avenida foi a Império de Marangá, extinta em 1990. (Foto: Google Imagem)

Desfiles das Escolas de Samba
Os elementos-chave de um desfile de escola de samba são os seguintes:
Comissão de frente: A comissão de frente era formada por membros da diretoria da escola, vestidos formalmente, dando as boas-vindas. Hoje, com um máximo 15 pessoas, a sua composição é livre e a sua formação é introduzir o tema da escola, por meio de uma coreografia ou uma encenação elaborada.
Carro abre-alas: É o carro alegórico que abre o desfile de uma escola. Frequentemente o símbolo da escola (um leão, uma águia etc.) ou seu brasão estão nele representado.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Encarnam a Escola e a representam, trazendo a sua bandeira. A Porta-Bandeira roda com a bandeira, protegida e ajudada pelo Mestre Sala. Quando apresentada a uma pessoa ou autoridade, a bandeira deve ser delicadamente beijada.
Alas: São divisões das escolas, com a tradicional Ala das Baianas, que, normalmente, é formada por mulheres, representando as "tias" baianas, guardiãs da tradição do samba. Existem  outras alas tradicionais como a "Velha Guarda" da escola, com seus membros históricos e a Ala das Crianças.
Carros Alegóricos: Suntuosamente decorados, eles apresentam um aspecto do enredo. Alguns trazem coreografias com pessoas e recursos de som luz, de forte impacto.
Destaques: Os destaques são personalidades da Escola ou do mundo artístico, assumindo um papel em carro alegórico ou em uma ala.
Passistas: São os melhores dançarinos da Escola, os que têm "samba no pé". As mulheres se vestem com ousadia, enquanto os homens dançam com seus instrumentos de percussão. Durante todo o desfile eles exibem agilidade, destreza e ginga.
Bateria: É o coração e a alma da Escola, com a função de manter o ritmo para os integrantes que cantem o samba-enredo. A bateria é principalmente composta de instrumentos de percussão e tem cerca de 300 membros. A bateria é particularmente apreciada quando dá uma "paradinha" e, em seguida, continua o seu ritmo.
Samba-enredo: O samba-enredo é composto todos os anos segundo o tema escolhido pela Escola, através de um concurso interno. O samba-enredo é interpretado por um cantor ("puxador") e um pequeno conjunto de músicos em um carro de som que acompanha a Escola.
Diretores de harmonia: São os organizadores do desfile responsáveis pela sincronização para que o desfile não tenha "buracos" devido a atrasos entre as diversas alas.
Carnavalesco: É o todo diretor artístico, normalmente um profissional de artes que concebe o conceito de espetáculo, as fantasias, alegorias, as alas, os temas e como serão tratados e representados, etc.

Para ir ao Sambódromo nessa época de Carnaval, a melhor opção é de Metrô. De Metrô pegue a composição na linha 1 e desça na Estação Praça Onze e caminhe até a Avenida Marquês de Sapucaí. A tarifa do Metrô é de R$ 4,10 - unitário.
https://www.metrorio.com.br/NavegueRio/PontosTuristicosInterna?p_ponto=21

Fonte: Guia Verde Michelin - Rio de Janeiro
Instagram: https://www.instagram.com/riodejaneirocitytour/
FaceBook: https://www.facebook.com/riodejaneirocitytour/?ref=aymt_homepage_panel

Comentários

Posts mais acessados