Praça Tiradentes

O post de hoje é sobre a Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro. Já teve alguns nomes como Largo do Rócio e depois começou a se chamar Praça da Constituição. O nome foi modificado e assim também a sua aparência, mas nunca deixou de ser tão movimentada e continua tendo um dos melhores e maiores teatro da Cidade.


A atual Praça Tiradentes com a Estátua Equestre de D. Pedro I.

A história
A Praça Tiradentes leva este nome em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), com o apelido de Tiradentes. Ele nasceu em 1746, entre seus trabalhos que exerceu, incluía a de boticário e dentista, tendo participado ativamente do movimento de independência no final do século XVIII. Descoberto o movimento, ele foi preso e executado em 1792. Se passaram 30 anos até o Brasil se tornar independente e quase um século depois até se tornar uma república. Tiradentes é considerado um herói nacional e o aniversário de sua morte é feriado nacional.
Segundo a história, Tiradentes teria sido enforcado em local próximo à atual praça que, no passado era um grande descampado, fora da cidade. A estátua que está no centro da Praça Tiradentes é a de Dom Pedro I e representa o primeiro Imperador a cavalo, declarando a independência do Brasil.


No entorno, a Estátua Equestre de D. Pedro I, ornamentada com símbolos da Casa Imperial e da Nação Brasileira, inaugurada em 1862 na presença de D. Pedro II, foi o primeiro monumento levantado na Cidade; a Igreja da Lampadosa, onde Tiradentes assistiu a missa antes da execução.

Datada de 1862, é a primeira da cidade, tendo sido criada pelo escultor francês Luiz Rochet. A estátua do mártir da independência está em frente ao Palácio Tiradentes, local onde existia a Cadeia da cidade e onde Tiradentes esteve preso, antes do seu enforcamento.
No entorno da Praça Tiradentes, em seus sobrados, existem gafieiras e casas de samba, entre eles o Teatro João Caetano.

Teatro João Caetano
O teatro João Caetano, situado na Praça Tiradentes, é a casa de espetáculo mais antigo do Rio de Janeiro. Inaugurado em 13 de outubro de 1813, por D. João VI com o nome de Real Theatro de São João, o teatro foi cenário de importantes acontecimentos históricos do Brasil. Ali assinou-se a primeira Constituição brasileira. Sua versatilidade para encenar vários gêneros como operetas, tragédias, concertos, comédias, shows e musicais, o torna também um dos mais conhecidos e respeitados espaços cênicos do país.


Depois da reforma em 2009, dois painéis do pintor Di Cavalcanti, os primeiros murais modernistas da América Latina, também recebeu nova iluminação e voltaram a ser destaque na decoração da sala.
Possui 1.143 lugares, sendo 16 para cadeirantes, o Teatro João Caetano passou a oferecer mais comodidade e conforto também para pessoas com necessidades especiais.

Endereço: Praça Tiradentes, S/N. 
Telefone: (21) 2332-9166 / (21) 2332-9258 / (21) 2332-9257 (bilheteria).
Horários: Confira a programação na bilheteria das 14 às 18h ou até a hora do espetáculo.
Ingresso: Venda antecipada na bilheteria do teatro.
Cafeteria: O teatro possui uma bombonnière para lanche rápidos.
Estacionamento: Possui estacionamento pago no Hotel Ibis e Rua Silva Jardim.
👉 Para ir à Praça Tiradentes de transporte público, a melhor opção é o Metrô. De Metrô, descer na Estação Carioca, saída Rua da Carioca, preço R$4,30 (unitário).

Espero tenham gostado do post sobre a Praça Tiradentes. Até o próximo post.


Fonte: Guia Verde Michelin - Rio de Janeiro.

Comentários

Posts mais acessados