Trilha Morro da Urca

No post de hoje é sobre a Trilha do Morro da Urca, que fica localizado na Pista Cláudio Coutinho, no lado esquerdo da Praia Vermelha no bairro da Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. Eu fiz essa trilha duas vezes no espaço de tempo de um mês, é cansativo, e em certos trechos da trilha é muito difícil, mas vale muito a pena o esforço da subida, e chegar no Morro Urca, que dá acesso ao primeiro morro do Bondinho do Pão de Açúcar.


Antes de chegar na Pista Cláudio Coutinho para fazer a Trilha do Morro da Urca, uma foto do bairro da Urca com o principal ponto  turístico ao fundo. Por ficar dentro de uma área militar é muito seguro lá. E para quem não curte muito trilha, pode ir passear ou caminhar na pista e ver em outro ângulo a Praia Vermelha, mata atlântica e os teleféricos fazendo o percurso entre os dois morros.








 Antes de chegar na Pista Claudio Coutinho para fazer a Trilha Morro da Urca, fui até a Praia Vermelha fazer o registro com o Bondinho Pão de Açúcar ao fundo. 

 A minha irmã, autora do blog Maria beauty Fernanda foi tirar foto na Praia Vermelha com um dos cartões postais mais famosos do bairro da Urca e da Cidade do Rio de Janeiro.


Quando chegamos no ponto inicial e antes de começar a trilha, um registro em frente a placa Pista Cláudio Coutinho - Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Neste dia, eu fui fazer a trilha com a minha irmã, autora do blog Maria beauty Fernanda, pois ela quis conhecer e fazer a Trilha Morro da Urca.


Depois foi a vez dela tirar a foto em frente ao painel.

A  visitação da Pista Cláudio Coutinho e Trilha Morro da Urca funciona todos os dias das 6h às 18h. O certo é fazer a trilha quando o dia estiver ensolarado, e que não tenha chovido pelo menos dez dias antes do passeio porque o solo fica encharcado e úmido, pois o chão é de terra batida. Caso decida ir, tome cuidado para não escorregar e acabar se ferindo.


Na foto acima, é onde fica a Trilha Morro da Urca. São 900 metros de altura, leva em torno de 30 a 40 minutos de caminhada dependendo do passo de cada pessoa até chegar o topo do Morro da Urca. E conta com sete regras de bom uso da trilha, são elas:

1) Caminhe em pequenos grupos, cinco pessoas é um bom número.
2) O Uso de atalhos danifica a vegetação. Use apenas trilha planejada.
3) Animais, plantas e pedras fazem parte deste ambiente. Deixe que completem sua função natural.
4) Use roupas resistentes e confortáveis. Nos pés prefira calçados fechados e leve água para beber.
5) Atenção redobrada em trechos íngremes (inclinados) e escorregadios.
6) Cuidado com o fogo. Evite fumar, mas se não conseguir parar de fumar, os cigarros deve sem bem apagados. Fogueiras e velas são proibidas.
7) Recolha o lixo reproduzido. Traga-o de volta e deposite-o nas lixeiras. Ajude a preservar o meio ambiente. 

Durante a trilha, poderá encontrar família de sagui na mata atlântica procurando por comida. É importante ressaltar que NÃO é permitido alimentar os animais, principalmente os saguis, pois os mesmo tem que buscar o próprio alimento na natureza.




É muito comum encontrar família de sagui na mata atlântica durante todo o passeio na trilha. É importante ressaltar, que, não alimente o animal, pois o mesmo tem que encontrar a própria comida em seu habitat natural.


Minha irmã Maria beauty Fernanda e eu aproveitamos a pausa da subida da trilha, para tirar foto juntas e depois continuar a fazer o passeio. É muito exaustivo a subida


Como podem ver na foto, em alguns lugares da trilha é bem íngreme e complicado de se fazer. E ter muito cuidado para não tropeçar ou até mesmo escorregar e não se machucar.


 Em certos momentos da trilha pode ter tráfego de pessoas e até ter um pouco de fila por causa do espaço estreito. Durante a caminhada, tem várias cordas amarradas nas árvores. Não é muito aconselhável se apoiar ou fazer força nas cordas, pois não são muitos firmes. Só servem mesmo para indicar o caminho a ser feito e para também ninguém se perder.
 Na foto acima, é quando chega a 540 metros de altura e faltando 15 minutos para chegar até o topo do Morro da Urca. Tem uma linda vista para o bairro da Urca, Enseada de Botafogo e natureza. Nessa parte da trilha é bem sinalizado para as pessoas continuarem no caminho certo.


Na foto acima, uma vista parcial para o bairro da Urca.


Nesse momento, aproveitamos um pouco  o panorama para Urca e mata atlântica que é predominante, e depois continuar a nossa caminhada até chegar no topo do Morro da Urca, primeiro morro que dá acesso ao Bondinho Pão de Açúcar.


Após chegar no Morro da Urca, o primeiro acesso do Bondinho Pão de Açúcar, nós contemplamos um visual único que o Rio de Janeiro possui, a natureza, montanhas, prédios e a Enseada de Botafogo no mesmo espaço.


Aproveitamos bem o dia ensolarado para fazer turismo no Bondinho Pão de Açúcar.


Ela estava admirando a paisagem da natureza que é intensa e dos prédios com o topo do Cristo Redentor ao fundo. 

No Morro da Urca, conta com o heliponto do Pão de Açúcar, que faz voos panorâmicos. No site da empresa Helisight, o turista pode conferir os valores, roteiros, tempo de duração, horário de funcionamento, local onde se encontra e contato para eventual dúvida. É importante Informar que o serviço é opcional e NÃO está incluso no ingresso do Bondinho Pão de Açúcar.


A foto foi tirada dentro do primeiro bondinho que era conhecido como "Camarote Carril"  e foi feito de madeira e só podia entrar dezessete pessoas e foi inaugurado no ano de 1912. O teleférico fica exposto na 'Praça dos Bondes' e ainda conta com o segundo bonde.


Já do lado de fora, dá para ver melhor como era o teleférico do Bondinho Pão de Açúcar, foi o primeiro bondinho da Cidade, do Brasil e  terceiro do mundo. 


Na foto acima, eu estava em frente ao segundo bonde que também fica exposto na Praça dos Bondes. Esse bonde entrou em funcionamento no ano de 1972. Só é uma pena que não dá para ver direito como o teleférico é, mas pelo menos se tem uma noção de como foi feito.


Na vez dela de tirar a foto em frente ao segundo bonde do Pão de Açúcar. 


Ainda na Praça dos Bondes, perto dos dois teleféricos em exposição, a estátua em bronze no tamanho real do engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos idealizador de implementação do projeto.


O espaço externo do primeiro morro e mais ao fundo o segundo morro que é de fato o Bondinho Pão de Açúcar.

No Morro da Urca conta com essas cadeiras de madeira para os visitantes se sentarem. E não são muitas.


Agora, mais ao fundo o  Morro Pão de Açúcar e esperando para ver o teleférico fazer o trajeto entre os dois morros. No outro ângulo e momento, curtindo o visual da cidade e da natureza e o passeio que nós tínhamos feito.


O atual bonde chegando no Morro da Urca para o embarque e desembarque dos turistas quem vem conhecer um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro, do Brasil e no exterior.


O então aguardado teleférico chegando no Morro da Urca para embarque e desembarque dos turistas que foram visitar o Caminho Aéreo.











Antes de terminar o passeio e descer para fazer a trilha, uma foto na pedra. 







Essa pedra fica localizado perto da trilha, mas quem optou em utilizar o bondinho pode ir também.


Após passar um dia maravilhoso no Bondinho Pão de Açúcar, nós fomos andar um pouco na Pista Cláudio Coutinho e apreciar a paisagem da natureza, o mar e a Praia Vermelha. Para quem não conhece, é muito lindo o local. Super recomendo!!!!


As ondas batendo nas rochas quem ficam junto da pista.


O registro da pista para o mar e uma parte da Praia Vermelha no canto direito, aproveitei a minha passagem pelo lugar e tirei a foto. Nesse dia, eu estava sozinha fazendo o tour  pelo bairro da Urca que é um charme. 


Na foto, em março de 2015 foi a primeira vez que eu tinha feito a Trilha Morro da Urca e depois fui  conhecer também e aproveitar a paisagem da Pista Cláudio Coutinho. Estava um dia lindo e ensolarado, adorei muito!!!


Neste dia, eu fui com a minha irmã Maria beauty Fernanda , em abril de 2015 fizemos a trilha e depois fomos andar um pouco na pista e admirar a exuberante paisagem  da natureza.

Foi cansativo, mas valeu muito a pena  fazer o passeio. E como podem ver nas fotos, tinham vários barcos. 



Depois de descer a trilha, mais uma foto perto da mureta da Pista Cláudio Coutinho.


Na foto, dá para ver melhor o barco.

O post Trilha Morro da Urca fica por aqui!!! Espero que tenham gostado!!!
Confiram também o post Mureta da Urca, que fica na Avenida Portugal, Urca.
• Para ter mais informações sobre o horário de funcionamento do Complexo, valores do ingresso, como chegar e eventos, você pode conferir acessando o próprio site do Bondinho Pão de Açúcar.

Comentários

Posts mais acessados