Igrejas

Olá pessoal, tudo bem? Bom, o meu post de hoje é sobre Igrejas. No Rio de Janeiro é muito comum os moradores irem à Igreja, especialmente aos domingos. Também possui turismo religioso muito forte, onde os peregrinos fazem o caminho da fé. As igrejas da cidade possui vários estilos de arquitetura e indicarei algumas delas para conhecer:

1) Catedral Presbiteriana:
Foi construída por pessoas que foram modificadas pelo Espírito Santo, comprometida com o amor a Deus, com a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, com o aprendizado das Escrituras Sagradas, com a comunhão em família e a ação social.


Fachada da Catedral Presbiteriana no Centro do Rio de Janeiro.

São cerca de duas mil e duzentas pessoas entre jovens, idosos e crianças de todas as origens vivendo em uma comunidade viva e harmoniosa de fé em Jesus Cristo e herdaram uma longa história de amor, fé no Evangelho que foi deixado pelos antigos, engajados na responsabilidade profética da cidade e no país e na denominação de Deus que nos plantou. No dia 12 de janeiro de 2018, foi celebrado 156 anos de organização e é a primeira igreja presbiteriana do Brasil.


Essas estátuas ficam no pátio externo da Catedral Presbiteriana.

Eu fui muito pouco nesse lugar, é interessante e ao mesmo tempo diferente das igrejas e catedrais que a cidade tem. Como podem ver na foto acima, o espaço possui estátuas e jardins no pátio. E no seu interior é muito charmosa. Mas eu não tenho fotos para mostrar aqui. Vale a pena conhecer a Catedral Presbiteriana.
No link a seguir mais informações sobre a história do fundador da Igreja Presbiteriana do Rio, o norte-americano Missionário Reverendo Ashbel Green Simonton. Confira!!!
http://www.catedralrio.org.br/sobre-2/quem-somos/quem-somos/

A Catedral Presbiteriana vive de contribuições de amigos e voluntários. Caso queira fazer doação em espécie na conta bancária da igreja, a seguir o número para fazer depósito em qualquer banco.

Razão Social: Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
CNPJ: 34.052.324/0001-95
Bradesco: Agência: 0473-1 Conta Corrente: 27694-4
Itaú: Agência: 8240 Conta Corrente: 1959-7-7
Banco do Brasil: Agência: 0183-x Conta Corrente: 3126-7

Horário dos cultos:
Domingos: 8h, 10:30h e 19h
Quinta-feira: 18:30
Quarta-feira Culto Evangelístico: 18:30 na Praça Matatias Gomes dos Santos (em frente ao templo).
Endereço: Rua Silva Jardim, 23, Centro do Rio de Janeiro. Entrada Franca.

2) Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
É a maior Catedral do Rio de Janeiro, possui 75 metros de altura na área externa e 65 metros de altura no interior; 106 metros de diâmetros externos e 96 metros de diâmetros internos; 64,50 x 17,80 x 9,60 de cada vitral e espaço para vinte mil pessoas em pé e 5 mil pessoas sentada. E no subsolo possui um ossário, onde fica os restos mortais de entes queridos. E ainda conta com vinte cinco mil ossuários; e e um local reservado para meditação e oração, a capela das almas.


A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro do lado de fora.

Eu já estive na Catedral algumas vezes, é bem grande e espaçoso. Quando eu desci até o ossuário fiquei bastante impressionada com o que vi lá embaixo e com a quantidade que tem lá. Quando tiver uma oportunidade ou se estiver por perto não deixe de dar uma passada para apreciar o local.
No post do "Largo da Carioca", tem a história da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Confira!!
https://riodejaneirocitytour.blogspot.com.br/2017/07/largo-da-carioca.html

Endereço:  Avenida República do Chile, 245, Centro do Rio de Janeiro. Entrada Franca.

3) Paróquia Santo Afonso
Essa igreja fica na Rua Barão de Mesquita, 275, Praça Saens Pena, no coração da Grande Tijuca. Bom, a história dela foi quando a chegada dos redentorista chegaram no Rio de Janeiro no ano de 1903. Os moradores da Tijuca estavam precisando de uma paróquia na região. A Igreja de São Francisco Xavier é longe e pequena.


A fachada da Paróquia Santo Afonso na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Foram três anos de obra para ficar pronto. Em junho de 1907 a igreja foi inaugurada pelo Cardeal Arcoverde, que benzeu os dois sinos e celebrou a missa. E só uma curiosidade; foi nessa paróquia que se fundou a primeira "Liga Católica Jesus, Maria, stoé" em março de 1908 com 125 homens. E no ano de 1919, a Liga já contava com 1.239 homens nesta igreja.

Horário das missas: 
Segunda: 7h
Terça: 7h, 8h, 15h e 18h
Quarta, Quinta e Sexta: 7h, 8h e 18h
Sábado:  7h, 8h, 15h e 18h
Domingo: 7h, 9h, 11h, 16h, 18h e 20h

Horário das confissões: 
Terça a Sábado: 8h às 10:15h e 15h às 16:15h
Para mais informações sobre o local, no link a seguir:

4) Catedral São Pedro de Alcântara
A catedral fica em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, leva em torno de duas hora para chegar lá. Eu gostei bastante de ter conhecido, pois o estilo dela é Neogótica e diferente. A torre possui 70 metros de altura. A construção começou em 1884 e terminou recentemente.


Parte da torre da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Quando tiver a oportunidade de fazer um passeio por Petrópolis, conheça a Catedral São Pedro de Alcântara. Um ótimo local para visitar e adorei fazer a excursão para conhecer o município da Serra Verde Imperial. E sem contar que a temperatura é bem agradável. No post de Petrópolis, tem a história da catedral e da fundação de Petrópolis pelo Imperador D. Pedro II. Acesse o link a seguir:


A fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara.
Oração:
Ó Deus, que ilustrastes São Pedro de Alcântara com os donos de admirável penitência e de altíssima contemplação, concedei, por seus méritos, que mortificados na carne, mereçamos dos bens celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade de Espírito Santo.

No link a seguir mais história sobre São Pedro de Alcântara:

Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60, Petrópolis.
Horário de visitação:
Segunda a sábado das 8h às 12h. Terça a sábado das 14h às 18h. 
Domingo 8h, 13h, 15h, 18h.
Entrada: Gratuita


O post sobre Igrejas fica por aqui. Eu gostei muito de conhecer os estilos arquitetônicos de todas elas. Espero que também apreciem e curtam o local.


✌ Curta a fanpege no Facebook: https://www.facebook.com/riodejaneirocitytour/
👉 Siga no Instagram: https://www.instagram.com/riodejaneirocitytour/

Comentários

Posts mais acessados