Tour no Trem do Corcovado

No dia 19 de fevereiro de 2018, eu fui fazer um tour de reconhecimento no Cristo Redentor, um dos cartões postais mais famosos da cidade e do país. Está muito diferente e modificado desde da última vez que eu estive lá em 2011. A seguir mostrarei as mudanças que ocorreram no Trem do Corcovado.


Já na entrada, possui essa réplica do Cristo Redentor. Os turistas já vai tendo uma ideia de como é, antes de chegar ao topo. Achei bem interessante essa imagem.



Aqui, uma foto antes de embarcar no Trem do Corcovado. É o bondinho que leva para o topo do monumento que fica no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro. E por ser elétrico, não polui o meio ambiente. O trenzinho passa por dentro da Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana da cidade e do mundo. Adoro andar nele!!



Nessa foto aqui, já no interior do trenzinho subindo até o topo do morro. Os turistas estão apreciando a paisagem do Rio de Janeiro da janela. 


Durante o percurso, em certos trechos da para ver a cidade de um outro ângulo que é só visto andando no trenzinho. Quem tiver a oportunidade de ir no Trem do Corcovado, pois vale muito a pena; o visual é deslumbrante.


Após chegar lá em cima, eu me deparei com esse apoio de informações turística. Fica próximo do desembarque do trenzinho e do elevador. 


Antes de subir para o monumento, uma pausa para uma selfie com o crachá de Guia de Turismo do Rio de Janeiro. É muito importante contratar um profissional devidamente cadastrado para dar todo a orientação para que o seu passeio saia dá melhor forma.



Eu encontrei três lojas de souvenires durante a subida. E gostei muito dessa foto, pois esse espaço fica bem embaixo da Estátua e fica contrastando com a densa natureza.

Nas fotos a cima, as outras duas lojas de souvenires.




O visitante que quiser almoçar ou lanchar, conta com o Bar e Restaurante Corcovado.



A cada degrau que sobe, o monumento vai ficando cada vez mais próximo. Valeu a pena fazer o tour de reconhecimento.


Assim que eu cheguei na base da estátua, eu encontrei esses dois bustos. O da esquerda é o Cardeal Dom Sebastião Leme - Arcebispo do Rio de Janeiro; Mentor e Incentivador ao Monumento do Cristo Redentor (1882-1942).  E o da direita é o Heitor da Costa Silva, Engenheiro-Arquiteto; Autor do Projeto e Construtor do Monumento ao Cristo Redentor (1873-1947). 


Também na base do monumento, só que na parte de trás, próximo dos bustos da foto acima, fica a pequena Capela de Nossa Senhora Aparecida, em honra da santa padroeira do Brasil. Ali são celebrados missas, batismos e casamentos. 


No interior, a imagem de Nossa Senhora Aparecida no altar. Tinha algumas pessoas que estavam lá dentro da capela fazendo oração e saíram de lá muito emocionada. Não é permitido tirar foto dentro da capela. Eu dei um zoom da câmara do celular para mostrar a imagem da Santa. Só é permitido tirar foto em pé na porta.


O Cristo Redentor de braços abertos para o Rio de Janeiro e visitantes. E a escada estava cheia de turistas, principalmente do exterior, que vieram conhecer a Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. 


A escada é o lugar mais procurado do Cristo Redentor, pois os visitantes querem tirar foto da estátua por inteiro, sem ter a necessidade de se deitar no chão. E também para tirar fotografar a paisagem da cidade.

👉 Nas fotos  a seguir, coloquei legenda para identificar outros famosos pontos turísticos da cidade visto da escadaria do Cristo Redentor:


1) Maracanã: O maior e mais famoso templo sagrado do futebol mundial; o estádio Jornalista Mário Filho, carinhosamente chamado de Maraca. Realizou a final da Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016. Confiram o post Maracanã

2) Maracanãzinho: O Ginásio Gilberto Cardoso fica ao lado do Maracanã, acontece ali vários esportes com vôlei, basquete, handebol e futsal. Também recebe grandes eventos de música e cultura.

3) Ponte Presidente Costa e Silva: A Ponte Rio-Niterói, como é conhecida, liga as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e principalmente a Região dos Lagos. 
→ É a  maior ponte do Hemisfério Sul;
→ Possui o maior vão em viga reta contínua do mundo, o vão central tem trezentos metros de comprimentos e setenta e dois metros de altura.


4) Parque Lage: O Parque Lage fica no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul da cidade. Possui um lindo palacete com uma piscina dentro, onde fica a Escola de Artes Visuais e embaixo do Topo do Morro do Corcovado. O post sobre o Parque Lage. Acesse:

5) Lagoa: Um lugar ótimo para fazer exercício ao ar livre. Para ir à Lagoa, basta entrar nas ruas transversais do Jardim Botânico. O post sobre a Lagoa, confira a seguir:

6) Jockey Club Brasileiro: é palco da tradicional turfe do país. O hipódromo possui uma área de seiscentos e quarenta mil metros quadrados e sedia o maior evento de cavalo do país, o GP Brasil. Para mais informações sobre o local no site:

7) Jardim Botânico: O arboreto ou Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi fundado em 13 de junho de 1808. Surgiu de uma decisão do então príncipe regente português D. João de colocar uma fábrica de pólvora e um jardim de aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo.
No blog, o post Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro não está muito modificado, só está mais sinalizado e tem guardas em certos pontos para dar informação ao visitante, caso necessário.


8) Pão de Açúcar: Outro famoso cartão postal do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar está situado na entrada da Baía de Guanabara. A bilheteria fica na Praia Vermelha, Urca, no lado direito. O turista ainda tem a possibilidade de fazer trilha do Morro da Urca, mas irá somente no primeiro morro. A trilha fica dentro da área militar e é seguro de fazer e leva em torno de quarenta minutos de subida, dependendo do passo de cada um. Fica no no lado esquerdo da Praia Vermelha. A seguir, os posts Urca e Bondinho faz 105 anos, onde falo mais sobre o Pão de Açúcar. Confira!!
O post da Urca: 
O post Bondinho faz 105 anos:

9) Enseada de Botafogo: Outro local da cidade que pode fazer exercícios ao ar livre e contemplar a paisagem para o Pão de Açúcar, Marina da Glória e Baía de Guanabara, principalmente em dias ensolarados.

10) Shopping Rio Sul: O shopping foi inaugurado em abril de 1980. No primeiro piso, conta com o quiosque do Trem do Corcovado para a compra antecipada dos ingressos para o Cristo Redentor. E o pagamento é feito somente no cartão de crédito e débito, Não aceita dinheiro e cheque. Após escolher a  data e hora do passeio e efetuar o pagamento, será emitido um voucher de troca que deverá ser apresentado na bilheteria do Trem do Corcovado.


Os turistas apreciando e tirando foto da paisagem e da natureza do Rio de Janeiro e com helicóptero fazendo voo panorâmico ao fundo.

E para finalizar o post do Tour no Cristo Redentor, a foto de antes do embarque dos turistas no trenzinho.


Aqui, a última foto do Trem do Corcovado, os turistas embarcando para a descida.

Bom, fica por aqui o post do Tour no Trem do Corcovado!! Adorei ter feito esse passeio e ver como está modificado o Cristo Redentor para atender melhor os visitantes. Até o próximo post!!

Comentários

Posts mais acessados