Trowback Thursday 2018

Ao longo do ano de 2018, como Guia de Turismo visitei alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro para realizar um tour de reconhecimento e também passear novamente em lugares que já conhecia, mas há tempos não visitava. Portanto, neste post teremos em ordem cronológica, os passeios que fiz ao longo deste ano.

• No dia 7 de janeiro, fui na Trezena de São Sebastião na Igreja dos Capuchinhos que fica no bairro da Tijuca, Zona Norte da Cidade. A imagem do padroeiro do Rio de Janeiro passou por vários lugares, até o seu retorno para a igreja no dia 20 de janeiro.


Na foto acima, temos a imagem do padroeiro saindo da igreja onde fica.

O tema da oitava edição foi 'São Sebastião superou por amor'. O Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta foi quem realizou a missa na Igreja do Capuchinhos antes da imagem sair do local.

No blog, o post sobre a Trezena de São Sebastião no link a seguir:
https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/01/trezena-sao-sebastiao.html

***

• Em fevereiro estive no Trem do Corcovado. Está tudo bem diferente de quando fui lá em junho de 2011. Como um dos cartões postais mais famosos da cidade, o Corcovado fez várias melhorias para atender melhor o turista que vai conhecer o monumento.


O Cristo Redentor de braços abertos para a Cidade Maravilhosa.

Moradores e turistas do Brasil e do exterior que vem andar no trenzinho e subir até o monumento. O post Tour no Trem do Corcovado no link a seguir:
 https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/02/tour-notrem-do-corcovado.html

***

• Em março fui à Urca conhecer outros pontos turísticos além do famoso cartão postal do bairro que é o Pão de Açúcar. A entrada do teleférico e o bairro estão um pouco diferentes e agora contam com um apoio de Informações Turísticas que fica na Praça General Tibúrcio, próximo a entrada principal do bondinho. Nesse balcão, funcionários fornecem todo tipo de suporte e orientação para os turistas, além do livreto grátis com os principais pontos turísticos da cidade nos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol; e um mapa para o visitante se locomover na cidade. 


Na foto acima, é o posto de informação ao turista bem em frente a entrada do Bondinho de Açúcar e próximo a Praça General Tibúrcio. Os turistas podem pegar um livreto com um pequeno resumo com os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e mapa da cidade. 









A foto da capa do livreto e do mapa que possui legenda de localização de alguns atrativos turístico.


No blog, o post sobre o 'Passeio na Urca' confiram no link a seguir:
https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/03/passeio-na-urca.html

***

• Ainda no mês de março fui fazer um tour com um turista norueguês no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Há tempos não visitava o local... Não mudou muita coisa, só está mais sinalizado e com alguns guardas em determinados pontos para fornecer informações aos visitantes em casos de dúvida.

No interior do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O post do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acessem o link a seguir:

• Em abril fui conhecer o mais recente atrativo turístico da cidade - o Aquário Marinho do Rio de Janeiro localizado no Porto Maravilha - Centro do Rio de Janeiro. Em seu interior, eu me senti como se realmente estivesse no fundo do mar. O circuito é quase todo no escuro, a pouca iluminação vem diretamente dos tanques onde ficam os peixes.


Na foto acima é o tanque Oceânico com tubarões. Com algumas raias grandes e outros peixes pequenos, todos nadam com a maior ligeireza sendo muito difícil fotografá-los. O ideal então é gravar vídeos mesmo. Como dito anteriormente, a pouca luz vem dos tanques e esse é o maior tanque de todos.

👉 Para saber como foi o passeio e ver os outros tanques dos outros animais e o meio de transporte para chegar lá, acesse o link do post do Aquário Marinho do Rio de Janeiro a seguir:
https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/04/aquario-marinho-do-rio-de-janeiro.html

***

• No dia 2 de maio, fui conhecer a Casa Roberto Marinho no bairro do Cosme Velho. A casa pertenceu por mais de sessenta anos ao jornalista Roberto Marinho.


A casa é estilo em neocolonial e atrás é a Floresta da Tijuca que ele chamava de "franja". O acervo de Roberto Marinho foi formado ao longo de sua vida. Ele mesmo foi comprando obras de arte de artistas brasileiros de sua geração. O post sobre a Casa Roberto Marinho no link a seguir:
https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/05/casa-roberto-marinho.html


Como podem ver na foto acima, a natureza é bem densa nos jardins da casa. E nos fundos, fica a maior a floresta urbana do mundo que é a Floresta da Tijuca, que o Roberto Marinho chamava de franja.

A Casa Roberto Marinho fica na Rua Cosme Velho, 1105 - Cosme Velho, Rio de Janeiro. Funciona de terça a domingo das 12h às 18h e o ingresso custa R$ 10,00 - inteira e R$ 5,00 - meia entrada para jovens de até 21 anos, estudantes universitários, maiores de 60 anos, cariocas, moradores da cidade do Rio de Janeiro e pessoas com deficiência. Quarta-feira é gratuito para o público. E o ticket é válido somente para o dia da compra.

Assim que eu saí da Casa Roberto Marinho, aproveitei a minha passagem pelo bairro do Cosme Velho, e fui  no Largo do Boticário e na Paroquia São Judas Tadeu.


O Largo do Boticário fica no beco da Rua Cosme Velho. Os imóveis estão em completo abandono e degradação, pois os proprietários não tem condições financeiras para realizar uma devida manutenção no prédio. Uma rede hoteleira comprou 4 dos 6 do imóveis que será transformado em um hostel. Durante a obra, a fachada será mantida, mas seu interior será restaurado.


A entrada da Paróquia São Judas Tadeu fica bem em frente a subida do Trem do Corcovado que dá acesso ao monumento do Cristo Redentor. O post sobre o bairro do Cosme Velho com os outros pontos turísticos além do famoso cartão postal. O link do blog para conferir:
 https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/06/cosme-velho.html

***

• No dia do meu aniversário, dia 09 de maio de 2018, eu e minha mãe fomos tomar um delicioso Chá do Forte (individual) na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana que fica na Praça Coronel Eugênio Franco, 1 - Posto 6 Praia de Copacabana.


Apesar de ser individual, o Chá do Forte serve duas pessoas muito bem! Como só veio um suco de laranja, pedi um suco de maracujá para a minha mãe. Adoramos tudo!! O restaurante fica dentro de uma área militar.


O cliente ficar na parte interna do restaurante ou pode sentar-se nas mesas que ficam na área externa do Forte de Copacabana e curtir o visual para a orla do bairro de fama nacional e internacional. Confiram a seguir o post do meu aniversário. https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/05/meu-aniversario.html

***

• No mês de junho fui conhecer e conferir a exposição no Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio mais conhecido como Mar, ambos ficam localizados na Praça Mauá - Centro do Rio de Janeiro. Os dois museus são muitos próximos e dá para fazer o passeio no mesmo dia. Primeiro, eu fui no Museu do Amanhã e depois direto para o Museu de Arte do Rio.

A entrada principal do Museu do Amanhã
Eu não conhecia o museu por dentro, apenas o seu entorno. Após as obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o espaço externo da Praça Mauá ficou realmente muito bonito!


A parte de trás do Museu do Amanhã. A piscina conta com essa estrela de vinte pontas e seis metros de diâmetro, além de um visual lindo dos prédio perto do museu.


Na foto acima, é possível constatar que o entorno do museu tem uma bela vista para a Baía de Guanabara, o armazém, entre outros prédios que ficam na Praça Muhammadi Ali na Gamboa.

No blog, o post sobre o Museu no Amanhã no link a seguir:
 https://riodejaneirocitytour.blogspot.com/2018/06/museu-do-amanha.html

Após sair do Museu do Amanhã, fui caminhando até o Museu de Arte do Rio mais conhecido como Mar. Ambos são muitos próximos que ficam localizado na Praça Mauá no Centro do Rio.


Na foto acima, é da varanda do Museu de Arte do Rio que fica no sexto andar. É um ótimo lugar para o visitante apreciar a paisagem da Praça Mauá de vários ângulos. Como podem observar, no fundo a Ponte Rio-Niterói, parte do Museu do Amanhã e Baía de Guanabara.


Em um outro ângulo da cobertura do Museu de Arte do Rio, uma outra paisagem vista de cima da varanda.

***

E este foi o último post de 2018 sobre turismo no Rio de Janeiro!

Vou ficando por aqui. 

Feliz Ano Novo, Feliz 2019! Até o ano que vem!

👉 Siga no Twitter: https://twitter.com/rjcitytour
👉 Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/riodejaneirocitytour/


Comentários

Posts mais acessados