Passeio na Urca

No dia 5 de março de 2018, eu fui explorar mais a Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro e conhecer outros atrativos turísticos que o bairro possui além do mais famoso cartão postal, o Bondinho Pão de Açúcar. Adorei fazer esse tour pelo bairro da Urca.


Na foto acima é o Museu de Ciências da Terra - MCTer, que também é conhecido como Palácio da Geologia, conta com os acervos de geologia e paleontologia mais rico da América Latina. São cerca de sete mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, doze mil rochas, meteoritos e fosseis que chega num total de cem mil espécimes.
O museu fica no prédio em estilo neoclássico e tombado por decreto municipal. Foi construído em 1908 para sediar o Palácio dos Estados, durante a Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos do Brasil. 
O museu fica na Avenida Pasteur, 404. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita, mas as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone: (21) 2295-7596, das 9h às 12h e 14h e 17h ou por email: educamcter@cprm.gov.br
Para mais informações sobre o lugar no link a seguir: 


Próximo do Museu de Ciências da Terra - MCTer, fica o Instituto Benjamin Constant, uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdo cegos com baixa visão e deficiência múltipla, e é um centro de referência de nível nacional para questões de deficiência visual. Para mais informações sobre o IBC, segue o link:  http://www.ibc.gov.br/o-ibc


Agora, na Praia Vermelha, próximo a Praça General Tibúrcio, podemos contar com esse novo posto de Informação ao Turista. Lá, o visitante pode pegar o Mapa Turístico Oficial do Rio de Janeiro e ainda tem livreto contendo um breve resumo sobre os principais pontos turísticos da cidade. Ao final da cartilha, possui informações úteis sobre o Rio de Janeiro. O livro está disponível nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês.


Essa é a entrada do famoso cartão postal do bairro, o Bondinho Pão de Açúcar. O percurso que liga os morros da Urca e Pão de Açúcar é um dos lugares a serem visitados no Rio de Janeiro. Possui uma paisagem linda para as praias da Zona Sul, Enseada de Botafogo, Baía de Guanabara e Cristo Redentor.


No interior do Teleférico Pão de Açúcar, a bilheteria para comprar na hora os ingressos e válido somente para o mesmo dia. O turista também pode comprar e escolher  a data do passeio pela internet e é cobrado 10% de taxa de conveniência por ingresso comprado. Link a seguir para a compra: 


O teleférico do Bondinho Pão de Açúcar fazendo o trajeto Praia Vermelha - Morro da Urca. O bondinho passa tão perto, que eu tive a sensação de poder tocar nele.


Próxima do Pão de Açúcar, no final da Urca, após a Praça Tibúrcio fica a Praia Vermelha. Do lado direito temos o costão, como pode ver na foto acima, e no lado esquerdo, fica a Pista Cláudio Coutinho - onde fica a Trilha do Morro da Urca, que dá acesso ao primeiro morro do Pão de Açúcar. E por estar dentro de área militar, é muito seguro fazer a trilha.


 O busto é em homenagem ao compositor e pianista Chopin e localizado na Praia Vermelha. A estátua é feita em bronze sobre o pedestal cúbico, e está sendo representado com o compositor de pé com expressão pensativa, chamada pelos poloneses "Estátua da Saudade".


Na foto acima, fiz esse registro que pega toda a Praia Vermelha no início da Pista Cláudio Coutinho. Por estar localizado dentro de uma área militar é seguro fazer a caminhada na pista e a Trilha do Morro da Urca, que dá acesso ao primeiro morro do Pão de Açúcar.


Ao longo da pista, o turista que estiver passeando pelo local poderá admirar e aproveitar a paisagem para o mar, costão e a natureza intensa do lugar.


Já na foto acima, o mar batendo nas rochas junto da pista. Durante o passeio, o turista pode ver e curtir a natureza que também faz parte da pista. E encontrar vários animais, principalmente os saguis. É muito importante ressaltar de NÃO alimentar e deixar os próprios saguis procurar o próprio alimento no seu habitat natural. Mas nesse dia eu não encontrei nenhum, foi uma pena.

👉Após sair da Pista Cláudio Coutinho, fui caminhando até à charmosa Avenida Portugal. Como pode ver na foto abaixo, é um lugar muito pacato e na ponte, dá para ver bem de perto a Enseada de Botafogo e os barcos atracados.


👉 Na foto abaixo, no outro lado da ponte, também possui mais alguns barcos ancorados. E mais distante o Bondinho do Pão de Açúcar fazendo o percurso entre os dois morros.



Bom, o post fica por aqui!! Adorei ter explorado mais o bairro da Urca, espero que tenham gostado também!! Até o próximo post!!

A seguir o meu primeiro post sobre a história da Urca. Confira!!

→ Curta a fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/riodejaneirocitytour/

Comentários

Posts mais acessados