Exposição Tijuca em Pequenos Detalhes
No dia 10 de setembro de 2019, eu fui conferir a Exposição Tijuca em Pequenos Detalhes da historiadora, pesquisadora, palestrante, artista colagista e curadora Lili Rose Cruz Oliveira no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A exposição conta várias histórias do bairro Tijuca.
O Colégio dos Santos Anjos é a escola mais antiga do bairro e foi fundada pela irmã francesa Mére Marie Saint em 22 de maio de 1893. A escola é religiosa e é próxima da Casa de Música Carioca Artur da Távola.
Quadro Freguesia do Engenho Velho
Na Praça Saens Pena possuía vários cinemas. O Cinema Olinda foi inaugurado em 1942 e era o maior da América Latina e contava com 3.500 lugares. Em 1970 foi demolido e hoje em dia funciona o Shopping 45.
Desembargador Isidro - Isidro Borges Monteiro (1825-1890) foi advogado, proprietário de terras e chefe de polícia da corte. Recebeu os títulos de Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo (1854) e da Imperial Ordem da Rosa (1874). E hoje leva nome de uma rua.
Chafariz e personalidades tijucanas - Chafariz da Praça Xavier de Brito (Fundição / Atelier: Atribuído a Val d' Osne), Casal João Victorio Pareto (1845 -1919) e Dona Hilda, Conde de Bonfim, Duque de Caxias, Barão de Mesquita, Conselheiro Zenha, Professor Gabizo, o argentino General Saens Pena, Família Antonio Basílio e o argentino General Roca.
O chafariz fica na Praça Xavier de Brito, a maioria virou nome de rua e exceto General Saens Pena que é nome de praça e fica no coração do bairro e conta com vários tipos de comércio.
Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho
Coreto - A solenidade durante a inauguração da Praça Saens Pena aconteceu no dia 30 de abril de 1911 e o prefeito Bento Ribeiro esteve presente. O destaque para a praça foi o coreto, localizado no cruzamento das Ruas Conde de Bonfim e General Roca.
Igreja Santo Afonso
Só é uma pena que a foto ficou um pouco sem foco e está aparecendo o reflexo da porta.
Praça Afonso Pena
Escola Municipal Soares Pereira
Essa escola fica em frente a Praça Xavier de Brito que é mais conhecido como pracinha dos cavalinhos. No post Praças na Tijuca, podem conferir como está atualmente as praças na Tijuca.
Usina
Vista Panorâmica do Morro
Óleo sobre tela de Jean -Jacques François Coindent (1800-1857)
Rua Conde de Bonfim
A Rua Conde de Bonfim é a principal via do bairro e tem todos os tipos de comércio.
Cascatinha
A Cascatinha da Tijuca fica bem no inicio da subida do Alto da boa Vista.
Terra do Matinê
Vários artistas da música já moraram na Tijuca, o mais famoso é o cantor Tim Maia, que inclusive tem um busto de bronze em tamanho real na Praça Afonso Pena.
Na Apoteose
A Tijuca conta com três grandes escolas de samba; a mais antiga é a Unidos da Tijuca, fundada em 1931, na Comunidade do Borel. A Império da Tijuca que fica na Comunidade da Formiga foi a segunda escola a ser fundada em 1940. E o Acadêmicos do Salgueiro foi a junção de três agremiações daquele morro e sua fundação foi em 1953 e o primeiro desfile no ano seguinte.
Antonieta e seu Leque
Coração da Africa
Centro da Música Carioca Artur da Távola
O palacete em estilo medieval francês e que foi projetado por Gaspar José de Souza Reis em 1921, e pertenceu ao empresário de ônibus Mário Bianchi, dono das companhias Carioca, Suburbana e Cruzeiro do Sul, e também de uma fábrica de carroceria.
Atual fachada do palacete e o jardim do Centro da Música Carioca Artur da Távola, e fica na Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca (esquina com a Rua Garibalde). Para mais informações sobre eventos, exposições e shows, o telefone de contato é (21) 3238-3880 / (21) 3238-3881. Não funciona as segundas-feiras. Site http://centrodamusicacarioca.blogspot.com/ Eu não sei se ainda está em exposição, pois uma funcionária não sabia informar direito se a demonstração iria continuar ou não.
Caso tenha se interessado pela exposição da autora Lili Rose Cruz Oliveira, você poderá em contato com ela pelo email: lile.rose@terra.com.br
No Instagram Rio de Janeiro City Tour, vou postar um pequeno vídeo mostrando melhor a exposição e o espaço.
Bom, eu adorei fazer o passeio pelo local e curti muito a história do bairro da Tijuca.
Me sigam nas redes sociais:
Instagram: Rio de Janeiro City Tour
Twitter: rjcitytour
Facebook: riodejaneirocitytour
Comentários
Postar um comentário