Casa Roberto Marinho
Olá, tudo bem? No dia 2 de maio de 2018, eu fui conhecer a Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho - Zona Sul do Rio de Janeiro, bairro onde fica a estação de subida do Trem do Corcovado, é pouco longe, mas dá para ir andando. Eu fiquei muito encantada com a casa e gostei muito das obras de artes da coleção. Na Casa está com a exposição Modernos 10, que reuniu dez artistas expoentes brasileiros dos anos 1930 e 1940. São eles: Tarsilla, Segal, Portinari, Pancetti, Nery, Guignard, Djanira, Di Calvacanti, Dacosta e Burle Max.
Essa é a fachada da casa e as coleções de arte ficam em seu interior. Mas antes de conferir a exposição, no jardim ainda conta com outras artes e curtir a densa natureza.
O chafariz fica no meio do jardim em frente a casa.
Essa mini ponte fica no lado direito de quem entra. Após atravessar, o turista encontra uma peça de alumínio, um lago com peixes e mais ao fundo uma casa que funciona como administração e uma piscina.
O visitante pode contemplar de perto essa peça Flexos, 6,2007, Ascânio MMM. A arte fica exposta no jardim.
Como podem ver na foto acima, a arte fica ao lado deste charmoso lago que possui peixes. É um lugar em que a natureza é muito presente e viva.
Tem alguns peixes grande da espécie Carpa e muitos peixes pequenos no lago.
Essa outra arte também fica exposta no jardim que o turista pode apreciar próximo. Essa peça é Mulher Nova #3 - 2017 de Raul Mourão, feito de aço.
O jardim da casa é muito extenso, como podem ver na foto, possui até uma pequena escada que dá acesso a piscina, administração e uma escultura de bronze. Nas fotos seguintes, você pode conferir.
No final do jardim, ainda conta com essa casa que funciona como administração e piscina. Bem atrás, é a Floresta da Tijuca, que o Dr Roberto Marinho se referia como franja.
Perto da piscina tem a arte 'O implacável' - 1944 de Maria Martins, feito em bronze.
Agora, uma foto em frente ao busto. Adorei ver todas as peças bem próximo.
Nessa foto, depois de conhecer o jardim, eu fui me encaminhando até casa para ver a exposição Modernos 10 que destaca o modernismo brasileiro na coleção particular de Dr Roberto Marinho.
No primeiro andar da casa tem esse piano com cauda e ainda pode ver a natureza do jardim de dentro da casa pela janela.
Próximo dali, já na outra sala tem alguns quadros expostos na parede.
Mais obras de arte no primeiro andar. As exposições são ótimas de se ver e eu recomendo as pessoas irem na exposição.
Antes de subir para ver as outras artes, sobre a cômoda tem essa imagem da Santa e alguns quadros pendurados na parede.
O visitante pode apreciar essa escultura na parede durante e após a subida das escadas para ver as coleções da Casa Roberto Marinho no segundo andar, onde estão as principais obras de arte. Possui elevador para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzidas.
O quadro 'O Boneco de Pancentti' de José Pancentti era o preferido do Roberto Marinho (1904-2003). Toda vez em que ele olhava para o boneco, tinha a sensação de estar olhando para dentro dele mesmo. Tinha uma paixão secreta pelo quadro, pois ele olhava para o boneco como símbolo do momento solitário em que ele desenha.
👉 Eu não fiz fotos das exposições no segundo andar, só o registro da foto acima. Mas eu gravei pequenos vídeos que eu vou postar no Instagram. É importante ressaltar que, na sala onde fica os quadros do artista Di Calvacanti NÃO É PERMITIDO filmar ou gravar por conta dos direitos autorais.
Na foto acima, fiz o registro da varanda que dá para ver melhor todo o chafariz e o desenho do jardim. Era originalmente o quarto do Roberto Marinho. Na sacada, possui uma porta de vidro para as pessoas não se aproximarem da grade.
Após conferir a exposição, eu fui ver essa outra arte no jardim. A peça fica no lado esquerdo de quem entra, depois da bilheteria e perto da lanchonete e de uma livraria.
Na foto acima, outra arte no Jardim. É a peça Pássaro de Bruno Giorgi - 1969 feito em Mármore Carrara.
No lobby, a bilheteria para a compra do ingresso fica no lado esquerdo de quem entra na casa. E tem guarda volume para colocar mochila, pois só é permitido andar pela casa com bolsa pequena.
Na foto acima é o ingresso da exposição Moderno 10. Começou no dia 28 de abril e vai até o dia 30 de setembro. Funciona de terça a domingo das 12h às 18h e o ingresso custa R$ 10,00 - inteira e R$ 5,00 - meia entrada para jovens de até 21 anos, estudantes universitários, maiores de 60 anos, cariocas, moradores da cidade do Rio de Janeiro e pessoas com deficiência. Quarta - feira é gratuito para o público. E o ticket é válido somente para o dia da compra.
Na foto é o portão da entrada principal da casa. O museu fica na Rua Cosme Velho, 1105, Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro. O museu fica no final da rua. Para quem for de carro de passeio, o ICRM conta com 33 vagas de estacionamento gratuito para visitantes no terreno em frente.
Bom, adorei ter ido conhecer a Casa Roberto Marinho e conferir a exposição Modernos 10. Até o próximo post!!!
👉 Curta a fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/riodejaneirocitytour/
👉 Siga no Instagram: https://www.instagram.com/riodejaneirocitytour/
Comentários
Postar um comentário