Niterói

Olá, tudo bem? No dia 16 de junho de 2019, eu fui à Niterói, mais especificamente no Centro. Como moro na Cidade do Rio de Janeiro, eu utilizei o transporte público para me locomover. Primeiro, eu peguei o Metrô Rio na estação Uruguai (Tijuca) e desci na estação Central e em seguida embarquei na linha 2 do Veículo Leve Sobre Trilhos, que é mais conhecido com VLT Carioca e saltei no ponto final na Praça XV, região do Centro do Rio de Janeiro e entrei na estação Praça XV das barcas, que é próximo do VLT Carioca.


 O registro das barcas antes de entrar, e fazia tempos que eu não andava dentro dele. Neste dia, estava muito nublado e caindo alguns pingos de chuva. As novas barcas levam em torno de 10 a 15 minutos e conta com duas entradas, ar-condicionado e não tem mais a necessidade de dar volta para fazer o percurso entre Praça XV (Rio de Janeiro) e Praça Araribóia (Niterói) como as barcas antigas e está mais rápido.
Como podem ver na foto abaixo, no canto esquerdo da janela, a Ilha Fiscal que ficou conhecido como "O último Baile do Império", realizado dias antes da Proclamação da República. 


Já dentro das barcas indo para Niterói, a foto em outro ângulo da Ilha Fiscal. O espaço fica localizado no interior da Baía de Guanabara e hoje em dia é aberto ao público para fazer turismo. No site: https://www.marinha.mil.br/dphdm/roteiro-ilha-fiscal dá mais informações sobre os dias, horários, valor do ingresso, agendamento para grupo e como chegar na Ilha Fiscal.


Ao desembarcar das barcas, possui a estátua de corpo inteiro do Cacique Arariboia, fundador de Niterói, e é a única cidade brasileira que foi fundada por um índio. A escultura fica virada para a estação das barcas e Cidade do Rio de Janeiro, e estaria de fisionomia fechada, braços cruzados e de trajes típicos, e que seria a posição de vigilância para proteger a cidade de invasores vindos do mar e do outro lado da Baía de Guanabara.


Na foto acima, a barca atracada para o embarque e desembarque dos passageiros na estação Praça Arariboia. O Rio de Janeiro com o tempo nublado visto de Niterói. No Instagram Rio de Janeiro City Tour vou postar um pequeno vídeo do local.


Antes de entrar nas barcas, tirei uma foto da Cidade de Niterói.


Durante a travessia das barcas de Niterói para o Rio de Janeiro, teve alguns pássaros na Baía de Guanabara procurando por comida. A foto ficou um pouco sem foco por causa da neblina, pois chovia um pouco na hora e o registro foi feito no interior da barca e o vidro da janela atrapalhou.


Ainda dentro das barcas, já chegando na Estação Praça XV (Rio de Janeiro), a paisagem com o tempo de chuva sobre os prédios do Centro do Rio de Janeiro e o Museu do Amanhã mais ao fundo.


Após sair das barcas, e enquanto aguardava o VLT Carioca, aproveitei a passagem pelo lugar e fotografei a estátua equestre de D. João VI e alguns prédios do Centro do Rio de Janeiro. Para quem não conhecer o lugar, vale a pena fazer o passeio pela Praça XV. Coloquei o link do post Praça XV de Novembro, e mostro como está a atual Praça XV e seus arredores.

O post Niterói fica por aqui!!! Até o próximo post!!!
Me sigam nas redes sociais: 
Twitter: rjcitytour

Comentários

Posts mais acessados